19
out

“Você poderia dar uma olhadinha na minha apresentação?”

A sua apresentação digital precisa valorizar o seu discurso e conhecimento. Mas nunca “queimar o seu filme”.

Em minha carreira de Designer, nas áreas criativas das empresas que trabalhei, perdi a conta de quantas vezes um(a) colega de trabalho me deu um tapinha nas costas e me fez o seguinte pedido informal:

_ Você poderia dar uma olhadinha na minha apresentação? É rapidinho! Vou visitar um cliente e gostaria de causar uma boa impressão.

_ Claro! Me envie por e-mail, por favor!
Antes de receber a apresentação eu já tinha uma grande certeza de que o que ele(a) menos queria era que eu a olhasse rapidamente. Além disso, tinha uma idéia do estado que o arquivo chegaria. Normalmente quando um pedido assim era feito, era porque aquela apresentação tinha sido construida às pressas devido a outros compromissos.

Assim tínhamos: fontes diferentes no decorrer dos slides (às vezes fontes não comuns a todos os computadores o que ocasionaria problemas ao ser aberta), boxes com cores cítricas gritantes com textos sobrepostos, excesso de bullet points, fundos diferentes de slide para slide (isto normalmente ocorre quando a apresentação é construída com partes de outras). Resumindo tínhamos ali uma apresentação Frankenstein.

É claro que precisamos entender aqui a “correria” diária de um(a) executivo(a) que muitas vezes é surpreendido(a) com uma oportunidade imediata. Mas depois que a tempestade passava ou até mesmo durante a “olhadinha” o meu pedido era: Assuma a sua apresentação. Você não quer apenas que eu dê uma
“olhadinha”. Você quer impressionar esse cliente! Você quer fechar esse negócio! Dedique um pouco mais de tempo a ela, ao seu conteúdo e nos dê tempo também para cuidarmos do seu visual e contéudo. Quando frase_mvma_apresentacao_power_point_5você deixar o cliente, é a sua apresentação que ficará com ele. Como você quer ser lembrado depois?

A sua apresentação digital precisa valorizar o seu discurso e conhecimento. Mas nunca “queimar o seu filme”.

É claro que o contrário também acontecia. Construímos apresentações com tempo necessário e vivenciamos excelentes momentos tendo, assim: apresentações criadas focadas em clientes específicos (incluindo aqui a marca desse cliente e também elementos de sua identidade visual), executivos seguros e sincronizados com o conteúdo, clientes impressionados com apresentações que endossavam e agregavam valor ao discurso do executivo.

O melhor de toda esta história era quando recebíamos a notícia de que o negócio ou projeto tinha sido “fechado”. Sabíamos que aquela apresentação digital, acompanhada do desempenho do(a) nosso(a) colega(a), tinha sua parcela de contribuição.

 

MVMA – Apresentações Digitais
São Paulo