16
fev

A apresentação visual da sua oferta tem ajudado você a alcançar os seus objetivos?

Assisti à inúmeras palestras e apresentações de pessoas elegantes, bem vestidas e informadas que, de posse dos seus inseparáveis companheiros Laser Pointers, manuseavam projeções que não valorizavam em nada suas empresas, produtos, serviços ou projetos. Aliás, não apenas não valorizava como também denegria visualmente ou, popularmente dizendo, “queimava o filme” dos objetos frutos daquelas demonstrações. Isto acontece com muita frequência e o resultado é bem parecido na maioria das vezes: a audiência aplaude, nada questiona, levanta e tchau… raramente faz contato.

Percebo que os palestrantes pensam em quase tudo antes de subirem ao palco: deletam slides, alteram a ordem de alguns, ensaiam a fala, o movimento e a postura corporal, criam frases de impacto, atualizam-se com o que está acontecendo no Brasil, no mundo, mas deixam de lado o visual das suas apresentações. Ai o que vemos projetado são slides com diferentes fontes pintadas de diversas cores, textos mal diagramados, ilustrações e imagens inseridas sem nenhuma harmonia e, ainda bem que quase raramente, gifs animados piscando e concorrendo atenção com os palestrantes.

Felizmente presenciei também o contrário: a audiência fotografando o slide de abertura antes do palestrante subir ao palco, sacando de suas mochilas e bolsas canetas e blocos de anotações, ávida por registrar o que ali era exposto, defendido. Poderia descrever aqui várias reações positivas que ao término me fizeram pensar: “Este(a) palestrante ‘mandou bem’, pensou em tudo e essa experiência foi ótima.”

Sabemos que em ambos os casos que citei, a apresentação digital que está sendo projetada é a coadjuvante e os apresentadores, naturalmente, os personagens principais em busca de visibilidade, engajamento e
principalmente de conversão positiva após os seus suados momentos de exposição. Mas não subestime o valor desta coadjuvante. É ela que viajará quilômetros e quilômetros desacompanhada de você, anexada em e-mails, impressa em folhas A4 ou desmembrada em prints encaminhados pelo WhatsApp. Assim, faz toda a diferença você estar alerta a este importante detalhe: o visual da sua apresentação.
Nos meus tempos trabalhados no marketing de grandes e pequenas empresas, pude enxergar a batalha de uma equipe comercial em busca de novos negócios e, com isto, pude comprovar o quanto o design é um forte aliado no momento em que uma oferta é apresentada. Uma boa apresentação visual, com toda certeza, torna-se um suporte que apoia e que valoriza o que está sendo oferecido.

frase_mvma_apresentacao_power_point_2Se você agora começou a ter dúvidas de como a apresentação visual da sua oferta é vista, comece fazendo às seguintes perguntas a si mesmo, aos seus amigos ou até mesmo aos seus clientes:

  • O que você achou da apresentação visual da minha empresa?
  • Você entendeu o meu projeto quando viu a minha apresentação?
  • O que você sentiu quando viu a apresentação do meu trabalho?
  • Você gosta da minha marca e das imagens que eu associo a ela?


A partir de agora, convido você a reservar um tempo e pedir a opinião de um profissional ou empresa qualificada a respeito do visual da sua oferta. O custo de uma apresentação profissional é muito mais baixo do que a maioria imagina e o retorno de novos negócios gerados com o apoio de uma boa apresentação cobre rapidamente o valor do seu investimento.

Desejo a você ótimas experiências com as suas próximas apresentações.

MVMA – Apresentações Digitais
São Paulo