10
ago

Identidade Visual: Como a sua marca é vista ?

Você já imaginou o que seria de alguém sem um nome, uma assinatura ou imagem que pudéssemos associar a ele? Esta é uma maneira simples de pensarmos a importância da identidade visual em um negócio.

A primeira manifestação sobre identidade visual é apontada por alguns autores como sendo o registro da mão humana nas paredes das cavernas, na pré-história. Mas será que hoje bastaria ser somente registrada? Naturalmente, sabemos que também não basta ser registrada, precisa ser lembrada e identificada como um conjunto de valores que traz algum benefício para a vida das pessoas. Possuir uma boa Identidade Visual é fundamental para uma marca que procura se apresentar ao mercado de forma sólida e profissional. 

A marca da empresa identifica o significado de seu nome e os conceitos que ela pretende transmitir. Ela precisa ser cuidadosamente pensada e entendida pelo público com o qual a empresa lida. Por isso, esse trabalho é chamado de “identidade visual”, um processo que além de identificar a empresa ou produto, precisa estabelecer uma empatia, com o público-alvo.

Para exemplificar, o mundo inteiro conhece o “C” da Coca-Cola mesmo que não esteja escrito por extenso. Assim, em cada peça de comunicação lançada pela empresa, sempre tenha em mente uma coesão visual com as outras peças divulgadas. Imagine cada elemento de criação como uma parte de um conjunto harmonioso, que possa ser identificado como semelhante, mesmo sem a marca aparente.

Por mais que não percebamos, nosso cérebro armazena muita coisa que não nos damos conta. Daí vem a importância de ter uma identidade visual e corporativa marcante. Então, valorize a sua marca e construa uma identidade visual gradualmente, para que seu esforço se consolide de maneira permanente na cabeça dos consumidores e do seu público-alvo.

 

MVMA – Apresentações Digitais
São Paulo